Apoios:

Sumol Quinta dos Lombos
equipa




João 'Massas' de Macedo

João "Massas" de Macedo

Nasceu nos Estados Unidos em 1977 e mudou-se para Portugal com 7 anos de idade. Aprendeu a surfar nas ondas atlânticas da Praia Grande, em Sintra. Aos 12 anos recebeu como presente de aniversário a sua primeira prancha, depois de alguns anos a fazer bodyboard e bodysurfing . Surfista profissional desde 1993, competiu em circuitos nacionais e europeus, representando a seleção nacional portuguesa como júnior em 1994 e 1995. Realizou o sonho de competir internacionalmente em Pipeline, no Havai, em 2001.

Manteve sempre a sua vida académica ativa, recebendo o seu diploma em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, em 2000 e complementou a sua licenciatura com um curso oficial da Australian Surfing Federation. Com estas formações, iniciou um projeto empresarial do qual ainda hoje faz parte, a Portugal Surf Academia.

O João formou-se pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (FEUNL), em 2000, ano em que terminou também o seu curso de treinador na Austrália e fundou a Praia Grande Surf Academia, em Sintra.

Em 2002, completou o nível 2 do curso da Federação Portuguesa de Surf. Nesse mesmo ano, trabalhou como treinador Nacional de Seleção Portuguesa de Surf, ano em que a seleção foi vice-campeã europeia. Em 2004, trabalhou como treinador técnico para seleção onde se fucou no desenvolvimento do já reconhecido método 7, que mais tarde deu lugar ao livro ´Livro 7, Como ser surfista´. O mesmo livro viria a ser traduzido para Inglês e lançado na Califórnia em 2007. Nesse mesmo ano, começou a ser uma presença constante em Mavericks, deixando a sua marca nesta famosa onda.

Como consequência da sua paixão pelo mar, e voltando ao tempo em que foi presidente do principal clube de surf de Sintra: Associação de Surf da Linha de Sintra (ASLS), manteve uma estreita ligação com o ativismo ambiental. Esse espírito ativista culminou com o seu trabalho para a Save The Waves Coalition (www.savethewaves.org) para estabelecer o movimento Worl Surfing Reserves (www.worldsurfingreserves.org) , sendo co-fundador e gerente do programa entre 2007 e 2010 . Continua hoje como embaixador para a STW e para a SOS (Save Our Surf). Recentemente colaborou com a Universidade Nova de Lisboa no estudo Value of Waves and Ocean Culture (www.valueofwaves.org).

Neste momento é o único surfista Europeu na ASP (Association of Surfing Professionals) na competição Big Wave World Tour. Divide o seu tempo entre a família e a competição, estando fundamentalmente entre os Estados Unidos e Portugal.



Pedro 'Pecas' Monteiro

Pedro "Pecas" Monteiro

Cresceu em Carcavelos e desde cedo manteve uma ligação muito forte com o mar. Aos 12 anos iniciou-se no surf e desde então a sua vida tem sido competir e viajar. Representou várias vezes a Seleção Nacional de Surf nas categorias juniores.

Em 2002 tirou o curso de Treinador da Federação Portuguesa de Surf e tem trabalhado na Academia não só com surfistas iniciados, como com surfistas de competição.

É responsável pela Secção de Desportos Náuticos do Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos (CRCQL), desde 2002 e tem vindo a desenvolver um trabalho com todos os atletas associados do clube, no que respeita à organização de competições e de representações nacionais.

O Pecas formou-se em Engenharia Civil na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), em 2005 e esteve envolvido num importante estudo que visa a viabilidade e construção de um recife artificial para surf na Praia de São Pedro do Estoril, um projeto da Câmara de Cascais (CMC) que contou com a parceria do Instituto Superior Técnico (IST), da Faculdade de Ciências e Tecnologias de Lisboa (FCTL) e do Laboratório Nacional de Engenharia de Lisboa (LNEC).

Hoje divide o seu tempo entre a Portugal Surf Academia (PSA) e vários projetos ligados ao surf. Entre eles é Vice-Presidente e Cofundador do movimento SOS - Salvem O Surf, uma associação que tem como objetivo a defesa das ondas. É também Cofundador da prova Moche Capitulo Perfeito, uma competição anual, de sucesso comprovado, em que se pretende apurar o melhor surfista em condições perfeitas.



Filipe Moniz

Filipe Moniz

Nasceu em agosto de 1978, em Lisboa, e desde cedo que a sua experiência de vida e o seu percurso profissional estão estreitamente ligados ao meio aquático.

Entrou na natação aos 3 anos e aos 8 começou a fazer vela com o pai, modalidade que acompanhou durante 10 anos.

Aos 12 o Filipe passou da natação para o polo aquático e durante os 14 anos que dedicou a este desporto coletivo, foi várias vezes campeão nacional e representou a Seleção em 1997 e 1998. Em simultâneo iniciou a sua atividade enquanto professor de natação e hidroginástica, funções que desenvolveu até 2008.

A atração pelo mar também surgiu bem cedo com o surf. Surfista desde os 14 anos juntou-se à Portugal Surf Academia em 2008, logo depois de ter feito a formação de monitor de surf pela Federação Portuguesa de Surf.

Hoje é dos grandes pilares da Surf Academia e o maior responsável operacional. É ainda, uma das referências no treino dos atletas avançados e de competição.



Francisco Laranjinha

Francisco Laranjinha

Nasceu em dezembro de 1990. Empurrado por um dos mais antigos surfistas de Portugal, Duarte Baltazar, apanhou a sua primeira onda aos quatros anos na mágica Praia do Baleal.

Nascido numa família de atletas tenistas, não foi exceção à regra e até aos 16 anos obteve um título nacional, representou a seleção nacional de ténis por diversas vezes, assim como se manteve no top 10 nacional.

Em paralelo foi acolhido na família Surf Academia onde integrou o grupo de treino inicialmente composto pelos surfistas André Catalão, Pedro Pinto, Nicolau Von Rupp e Tomás Valente. Durante esse período teve na escola como treinadores os atletas João de Macedo e Pedro Monteiro, que o ajudaram a evoluir ao longo dos anos e a ganhar o gosto pelo surf.

Fez várias finais do Circuito Esperanças ganhando uma etapa, disputando o título desse ano até à última etapa no escalão sub 18. Conseguiu a primeira classificação na categoria sub 18 num dos anos de ondas épicas do circuito Inter Sócios do CRCQL.

Neste momento é dos responsáveis pelo treino e desenvolvimento do grupo dos avançados e da competição da Surf Academia. Estes 18 anos esteve sempre à procura de um intenso feeling...a próxima onda ainda mais perfeita!



Fabio Soares

Fábio Soares

Surfista desde os 14 anos, foi atleta de competição de natação durante 5 anos.

Mestre em Educação Física e Desporto Escolar na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) e Pós-graduado em Personal Trainer, dá aulas de educação física em diferentes escolas e é profissional de exercício.

Viajante de mochila às costas, chinelo no pé e prancha de baixo do braço, não só procura ondas perfeitas, como também tem uma grande paixão na descoberta de novos destinos e culturas contrastantes.

Em 2010 tirou o Curso de Treinador pela Federação Portuguesa de Surf e, desde então, acompanhar os surfistas da Surf Academia passou a fazer parte do seu lifestyle. Neste momento é um monitor fundamental da Surf Academia.



Augusto 'Fininho' Couto

Augusto 'Fininho' Couto

Nasceu em novembro 1969 e criado na Praia Grande, desde cedo sentiu uma forte relação com o mar e as ondas das praias de Sintra.

Aos 12 anos recebe como prenda uma prancha de esferovite e aos 16 a sua primeira prancha em fibra. Aos 18 anos tira o curso de Nadador Salvador no ISN e durante 3 anos consecutivos exerce esta atividade no mar da Praia Grande.

Como atleta competiu esporadicamente no Circuito Nacional Open entre os anos de 88 e 92, onde foi top 30 nacional. Tem o curso de juiz de surf - nível B, pela Federação Portuguesa de Surf.

Em 1992 tirou o curso de Gestão Bancária no IFB e exerceu esta atividade profissional durante 21 anos. Juntou-se à Portugal Surf Academia em 2013 após 27 anos de experiência como surfista, onde transmite todo o seu know how às camadas mais jovens de surfistas. Desde 2012 que é monitor de surf na Surf Academia e é o responsável pelas aulas de surf adaptado.



Igor Cardina

Igor Cardina

Nasceu em Oeiras em 1981 e começou a fazer surf com 7 anos na praia de carcavelos com uma prancha de esferovite, fez surf com pouca frequência até aos 12 anos e depois esteve praticamente parado até aos 20 anos, a partir dessa altura voltou às origens e não parou mais.

Vai a todos os lugares que pode e tem duas viagens para recordar, à Costa Rica e a Angola. Em 2003 acabou o curso técnico-profissional de áudio-vídeo na escola Vale do Rio e fez vários workshops na área do desenvolvimento pessoal como o wildspirit: os Catalisadores, ao 'Trata a Vida por Tu', fez a maratona do auto-conhecimento e o soul-hunter, entre outros. Fez também o Curso de Certificação de Aptidão Pedagógica de Formador em 2010, para poder dar formação e tirou o curso de coaching em 2011 que consiste em ajudar pessoas a desenvolver e capacitar as suas metas e objetivos.

Desde 2010, que trabalha como voluntário na comunidade Vida e Paz com os toxicodependentes e tem como objetivo ajudar na cura e fazê-los sentirem-se pessoas uteis para a sociedade.

Desde 2011 integrou a Surf Academia como monitor de surf e faz parte do grupo de monitores que dá aulas de surf adaptado.